Aplicativos mobile para venda de combustíveis: 4 benefícios de adotar a tecnologia móvel em uma TRR

Descubra como os aplicativos móveis são ferramentas importantes para aumentar as vendas de combustíveis e, assim, gerar mais resultados para uma TRR.

A tecnologia móvel já se consolidou em nosso país, onde temos grande parte da população com um dispositivo mobile. E essa proliferação de celulares mudou a forma como lidamos com a tecnologia e, mais especificamente, com a comunicação.

Desse modo, a mudança de comportamento avançou também para o ramo empresarial, onde vemos empresas usando a portabilidade dos smartphones para fazer negócios e, assim, aumentar os resultados.

Dito isso, também é possível aproveitar a tecnologia mobile para aumentar os resultados das TRRs, onde a venda de combustível — na maioria dos casos — não aproveita as vantagens da mobilidade em prol dos negócios.

Assim, preparamos um conteúdo especial para aprofundar no assunto e mostrar como os smartphones, por meio dos app, podem ser um grande diferencial na sua TRR. Continue lendo para conhecer os 4 benefícios:

1. Mais agilidade nos processos de venda

Em um mundo tão flexível e dinâmico, onde a velocidade pode ser um diferencial nos resultados, temos o primeiro benefício que a tecnologia móvel proporciona: mais agilidade nos processos de venda.

Desde a etapa de prospecção até o follow-up, praticamente todas as etapas comerciais podem ser feitas, ou auxiliadas, por meio dos smartphones e tablets. E se o celular auxilia uma negociação, o vendedor terá mais condições de aumentar a carteira de clientes.

Um exemplo é o acesso ao estoque de combustíveis, que pode ser consultado para viabilizar uma grande venda. Caso verifique que a TRR possui a quantidade solicitada pelo cliente, o vendedor pode avançar na conclusão do negócio para, imediatamente, gerar dinheiro para a sua empresa.

Assim, essas e outras situações nos processos de venda podem ser muito benéficas em curto e longo prazo.

2. Mais controle nos processos logísticos

O segundo benefício do uso de aplicativos mobile para uma TRR está no controle dos processos logísticos, que — tradicionalmente — é um grande problema para a rotina de uma fornecedora de combustíveis.

Com um dispositivo móvel em mãos, o gestor pode entender como as entregas da empresa estão funcionando — se estão atrasadas ou não — e, em caso de problema, intervir na situação para resolvê-la.

O mesmo vale para documentos do processo logístico, que podem ser consultados para a identificação de erros na etapa do transporte. Assim, a qualidade da distribuição de combustível será aumentada consideravelmente o que, rapidamente, vai melhorar os resultados da empresa.

3. Menos erros no controle de estoque

Ainda na tarefa de controlar os processos logísticos, temos o controle de estoque como um grande causador de problema nas TRRs. Em muitos casos, as empresas acabam errando no processo de venda por desconhecer a capacidade de entrega para o cliente.

E, obviamente, isso não deveria acontecer.

Desse modo, com um aplicativo móvel destinado para uma TRR, os vendedores e gestores podem acompanhar o estoque de forma mais ágil, conhecendo quanto combustível está disponível para venda.

Ou seja, uma vez que apenas o combustível em estoque seja negociado, a capacidade de venda e, principalmente, o relacionamento com os clientes podem ser melhorados. E esse relacionamento vai ajudar bastante na expansão dos negócios.

Leia também: Estoque de combustíveis: benefícios e boas práticas para o gerenciamento

4. Menos imprevisibilidade nas operações

Com os dados gerenciais sempre em mãos, os gestores de uma TRR têm menos imprevisibilidade em todos os processos da empresa. Na prática, além de evitar erros, isso possibilita a decisão mais rápida frente a uma objeção — o que pode ser essencial para uma negociação difícil, por exemplo.

Ainda, a imprevisibilidade pode ser combatida com relatórios e gráficos gerados em tempo real. Com uma visão simplificada do funcionamento da TRR, é possível tomar decisões mais assertivas e acabar com os problemas antes que se tornem irreversíveis.

Portanto, mais uma vantagem dos aplicativos móveis para TRRs está no poder gerencial que os mesmos criam para as distribuidoras.

Pronto para alavancar os resultados da sua TRR?

Como pudemos ver ao longo do conteúdo, os aplicativos móveis trazem inúmeras vantagens para o gerenciamento de uma TRR, sendo fundamentais para o time comercial e logístico, mas também para outras áreas da empresa no geral.

Por isso, é importante que você considere essa ferramenta no dia a dia da empresa. E se essa é uma necessidade para você, podemos te ajudar a atingir esse objetivo com qualidade e sem dores de cabeça.

A OptCode é uma empresa especialista no desenvolvimento de aplicações para TRRs, oferecendo soluções para computadores e dispositivos mobile. Com sistemas totalmente personalizados e adequados à sua rotina, temos condições de ajudar na melhora dos resultados.

Portanto, se você precisa saber mais como o processo de desenvolvimento funciona, não deixe de conversar com nossos especialistas. Solicite seu contato personalizado e traga o seu desafio para a nossa equipe.

Até a próxima!