Terceirização de serviços de TI: 5 funções para contratar e melhorar os resultados

  • por
desenvolvimento-de-software-terceirizar-ou-fazer-internamente

Descubra 5 profissionais que você pode contratar no mercado, além dos benefícios de apostar na terceirização de serviços de TI.

A terceirização de serviços de TI é uma realidade muito presente nos dias atuais. Com a escassez de profissionais especializados, empresas e startups estão recorrendo à mão de obra terceirizada para resolver seus problemas de tecnologia.

E você sabia que existem várias funções que podem ser contratadas para serviços pontuais ou de longo prazo? Sejam desafios em suporte ou programação, por exemplo, é possível encontrar profissionais que atendam as demandas de mercado.

Dito isso, preparamos um artigo para você conhecer as 5 principais funções encontradas na terceirização de serviços de TI. Continue lendo para entender qual profissional é possível contratar nessa modalidade. Boa leitura!

Terceirização de serviços de TI: quais profissionais é possível contratar?

A terceirização de serviços de TI é uma estratégia muito inteligente para empresas que precisam de especialistas e, por algum motivo, têm alguma dificuldade de contratação. Além de ser economicamente favorável, a gama de profissionais para contratação.

Dito isso, vamos conhecer algumas funções disponíveis no mercado:

1. Terceirização de especialistas em segurança de rede

Uma rede segura requer monitoramento 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Se uma empresa quiser atingir esse nível de cuidado, precisa montar uma equipe de funcionários em tempo integral.

A especialização em segurança é uma das funções de maior risco e movimentação mais rápida. Assim, reter talentos nesse nicho não é uma tarefa fácil. Então, eis que a terceirização é uma atitude viável para esse caso.

Se você está procurando uma empresa que fornece soluções de segurança de rede gerenciada, é necessário garantir que elas ofereçam um nível impecável de capacidade de resposta.

2. Terceirização de especialistas em atendimento e suporte

Esse tipo de terceirização existe em vários níveis, desde o suporte para softwares de desktop até problemas de hardware em computadores ou equipamentos.

O objetivo desse profissional é implementar, gerenciar e atender as demandas de TI dos clientes, seja no modelo presencial ou remoto. Assim, o especialista em suporte pode resolver questões dos usuários, ou mesmo dos colaboradores da empresa contratante.

Mas, aqui, lembre-se que esse profissional precisa ser bem introduzido na cultura empresarial, visto que sua função exigirá contatos recorrentes com os clientes. Portanto, o suporte necessário para que o trabalho seja bem realizado é essencial.

Leia também: Rotatividade em TI: 9 motivos que causam o problema e como evitá-los

3. Terceirização de especialistas em análise de dados

Conforme a tecnologia evolui e se torna mais complexa, um profissional de análise de dados pode ajudar a entender os dados para transformar esse conhecimento em insights.

Seja para ajudar no processo de coleta ou investigação dos dados, o especialista dessa área possui as habilidades técnicas para resolver problemas complexos que, obviamente, são essenciais para fazer o negócio crescer.

Portanto, se a sua empresa precisa utilizar o poder dos dados de forma recorrente, mas não encontra um profissional adequado, pode ser interessante apostar na terceirização de serviços de TI, nessa área, para encontrar o profissional ideal.

4. Terceirização de especialistas em servidores

Outra função disponível para empresas que precisam de serviços terceirizados é a do profissional especialista em servidores.

A principal tarefa desse especialista é garantir que os servidores estejam funcionando corretamente, seja para atender as demandas do site ou serviço. Além disso, esses profissionais também garantem a segurança dos dados, cópias de banco de dados e outras tarefas críticas para o bom funcionamento da companhia.

Por ser uma área muito importante para o negócio, o especialista em servidor não será encontrado facilmente no mercado. Assim, a terceirização é uma forma de manter o servidor funcionando e gerando resultados para o negócio.

5. Terceirização de especialistas em desenvolvimento de software

Por último, e não menos importante, temos o processo de terceirização de especialistas em desenvolvimento de software — umas das profissões com mais demanda de mercado. Assim, tendo em vista essa necessidade, é importante contar com soluções terceiras para não deixar a empresa parar.

E é aí que entram os especialistas em desenvolvimento de software, que também podem ser contratados de empresas terceiras, oferecendo profissionais habilidosos para enfrentar os desafios da programação.

Inclusive, já abordamos um conteúdo para você manter um bom relacionamento com devs alocados. É um guia bem completo para extrair o melhor relacionamento possível com esse profissional raro e escasso no mundo atual.

Confira: 5 dicas práticas para manter um bom relacionamento com desenvolvedores alocados

Terceirização de desenvolvedores é na OptCode

Agora que você já sabe como a terceirização de serviços de TI pode ajudar a sua empresa em diversas áreas, é hora de contratar e alocar desenvolvedores na sua empresa. E, para essa missão, a OptCode poderá ajudar.

Com mão de obra qualificada e preparada para desenvolver os melhores sistemas na sua empresa, oferecemos mão de obra profissional de alta performance para ajudar seus projetos a evoluírem com mais qualidade e velocidade.

Para isso, basta entrar em contato e trazer o seu desafio para nós. Será um prazer imenso ajudá-lo na conquista de resultados melhores.