Cultura ágil na OptCode

Cultura ágil

Outubro marcou um importante start para o OpTeam: o início dos trabalhos utilizando novas metodologias de cultura ágil na empresa.

Como toda empresa em fase de crescimento e expansão, nem sempre é fácil conseguir adequar todos os pontos para colocar o trem nos trilhos. Muitas vezes é preciso fazer ajustes e finalizar até mesmo algumas construções com o trem já em movimento e a todo vapor. Pois aqui não foi diferente….

A preocupação com a qualidade e eficiência em cada uma de suas entregas sempre fez parte da rotina da OptCode. Mas desde o início de 2019 uma nova preocupação vem se tornando cada vez mais latente na empresa: otimizar também os processos de desenvolvimento e a comunicação entre o time.

E foi em meio da avalanche de entregas e organização interna que o desenvolvedor Jair Segura Junior fez uma proposta aos fundadores da empresa: que tal implementarmos novas metodologias de cultura ágil e começarmos a transformar esse cenário dentro da OptCode?

Pois foi justamente essa proposta que trouxe à ele um novo desafio: se tornar o scrum master da equipe e orquestrar o projeto de criação e desenvolvimento de processos e metodologia de cultura ágil junto ao time.

Os métodos ágeis são uma alternativa à gestão tradicional de projetos que nasceram nos braços do desenvolvimento de software, mas hoje podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto (inclusive os que não se remetem ao software).  Eles buscam promover um processo de gerenciamento de projetos que incentiva a inspeção e adaptação frequente. É uma filosofia que acaba por incentiva o maior trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação frequente, o foco no cliente e a entrega de valor. De acordo com a definição do site Cultura Ágil, “Basicamente, os métodos ágeis são um conjunto de práticas eficazes que se destinam a permitir a entrega rápida e de alta qualidade do produto, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa.”

Pois bem. Foi assim que a OptCode decidiu dar um importante passo rumo à uma transformação 360 graus completa, de dentro pra fora. E para tal a empresa começou adotando três fontes de apoio: o scrum, o kanban e o management 3.0. No começo de outubro Jair realizou com o time de desenvolvimento a primeira reunião do projeto, apresentando em mais detalhes o conceito das três metodologias que irão compor essa frente de mudança na organização. Mais do que isso, as novas práticas devem otimizar processos e elevar a eficiência e produtividade do time como um todo.

E para integrar o time nesse movimento, todos participaram de uma dinâmica com os tradicionais cards de moving motivators (já conhecidos dos adeptos na cultura ágil), tudo para que a equipe pudesse avaliar quais são os critérios mais relevantes para o seu desenvolvimento pessoal/profissional e também dar uma espiadinha no perfil dos colegas. Através dessa análise, será possível gerar um quadro para entender qual é o perfil da OptCode no mercado e quais os próximos passos a serem dados.

Ainda em outubro (e antes mesmo do prazo planejado!) rolou a realização dos primeiros plannings do time e instalação dos kanbans, que estavam previstos apenas para a segunda quinzena de novembro. Então podemo dizer que “aqui a cultura é ágil mesmo!”.

Cada projeto ganhou um kanban com temática diferente, tornando a prática ainda mais simples, lúdica e rapidamente adotada pelo time.

Se você chegou até este ponto do texto pode estar se perguntando: “Mas uma empresa de tecnologia já não deveria ter essas metodologias como prática desde sempre? Será que vocês não estão atrasados?”

Pois saiba que sua dúvida é compreensível e até mesmo natural. Sim, todo mundo acredita que a metodologia ágil, nos tempos atuais, deveria ser uma premissa básica de qualquer projeto de desenvolvimento. Mas se você realmente tentar analisar entre as empresas que utilizam o método em quais ele realmente é eficiente de verdade, então talvez possa se decepcionar…

Assim como na vida, tem muita empresa que fala uma coisa, mas na prática faz outra. E aqui na OptCode sempre buscamos ter um foco em mente: entrega de qualidade para o cliente. Talvez até já tenhamos utilizado práticas ágeis sem perceber ao longo desse processo, talvez tenhamos falhado em muitos pontos. Mas o mais importante nisso tudo é que aprendemos com a experiência e percebemos que, com o crescimento, é inevitável adotar diretrizes que apoiem com mais estrutura nossos projetos e, acima de tudo, nossa equipe e nossos clientes.

A adoção da cultura ágil, para nós, é acima de tudo um ponto de apoio para otimizar os processos, a comunicação e a integração o nosso time como parte de um importante compromisso que assumimos este ano. E estamos muito felizes em saber que o time OptCode embarcou com a gente nessa pra valer… Então bora lá que temos muita coisa boa para construir e todo mundo vai ganhar nesse movimento lindo que estamos iniciando: OptCoders, parceiros e clientes.