Em parceria com a OptCode, CUSTOM fornece soluções de totem com impressão para Grupo Dislub Equador

PARCERIA DE SUCESSO

Atendendo uma ampla gama de necessidades, as soluções desenvolvidas serão aplicadas nos terminais de armazenagem do grupo em diversos estados do Brasil.

Focada em fornecer ferramentas inteligentes para modernizar o mercado varejista, a CUSTOM – empresa italiana presente em 76 países – desenvolveu em parceria com a OptCode – especialista no desenvolvimento de soluções personalizadas de tecnologia, uma solução de totem de impressão para um dos diversos terminais de armazenagem de combustíveis da distribuidora de combustíveis, Dislub Equador.

A parceria aconteceu quando, ao utilizar-se de um dos produtos da CUSTOM em um consultório de atendimento médico, Rafael Costa, consultor de negócios da OptCode, vislumbrou a possibilidade daquele equipamento atender às necessidades específicas de um projeto de um de seus clientes.

O objetivo do projeto era aperfeiçoar o processo de registro da chegada do motorista ao terminal.Antes  esse processo era realizado por um operador que, por conta de outras atribuições, era sobrecarregado com mais essa atividade. Além da redução no tempo de registro do veículo/motorista que realiza a operação no terminal de armazenagem, a solução também deveria automatizar os processos que anteriormente requeriam interação manual de usuários e disponibilizar as informações acerca dos carregamentos, em tempo real.

Segundo Paulo André de Souza Lima, Gerente de Operações na Nordeste Logística, uma das empresas do Grupo Dislub: “Necessitávamos da criação de uma interface (portal internet) entre cliente (distribuidora) e terminal (unidade de negócio) para criação das ordens de carregamento, com organização de fila de acesso de caminhões e integração com nossa automação”.

Após conhecer todas as opções disponíveis pela CUSTOM, o Gerente de TI do Grupo Dislub, André Vilas Boas, decidiu pela utilização do monitor ISM-1560 Touch Screen e pelo mecanismo de impressão K-80. Aliado a esses equipamentos, foi implementada uma solução desenvolvida pela OptCode que efetua a integração com o Software utilizado pela Dislub Equador para gerenciamento dos carregamentos dos caminhões no terminal de armazenagem. “A união de três expertises trouxe ao projeto uma eficiência mais completa e eliminou eventuais limitações que poderiam ser um entrave no processo de desenvolvimento da solução. Aproveitamos o melhor de cada uma das potências envolvidas e colocamos a tecnologia para trabalhar a nosso favor”.

A solução funciona da seguinte maneira: ao se apresentar para realizar a operação no terminal de armazenagem, o motorista da carga realiza um check-in utilizando seu CPF, informado no monitor ISM-1560. Havendo registros de operação a serem realizadas por aquele motorista, a solução envia os dados que serão operacionalizados no terminal para esse software, que gera um número de ticket a ser utilizado na plataforma de carregamento. Depois de gerado esse número de ticket, os dados do mesmo são enviados ao equipamento onde o motorista realizou o check-in, sendo impresso pelo mecanismo K-80 que faz parte da solução.

Com a parceria, conseguimos concretizar o projeto de criação do portal internet, com organização da fila de acesso dos caminhões e integração com nosso sistema de automação, programando os medidores de carregamento, a partir das instruções programadas pelos nossos clientes (Distribuidoras), através do portal internet. Fazem parte das soluções criadas: portal de acesso, totem de check-in para apresentação do motorista e impressão dos tickets de carregamento e a integração dessas soluções com nosso sistema de automação de carregamento de produto da plataforma rodoviária”, explica Souza Lima.

A geração automática da numeração do ticket que é impresso automaticamente, também possibilita que ao se apresentar na plataforma de carregamento para realização da operação seja digitado o número do ticket ou ainda que seja feita a leitura do código de barras correspondente ao ticket, o que libera o carregamento que será realizado no caminhão.

A partir do momento em que temos todas essas operações sendo geradas através do sistema, temos toda a rastreabilidade do que ocorreu com determinado veículo e carregamento, provendo informações em tempo real aos gestores do terminal e as distribuidoras que ali armazenam seus combustíveis”, explica Rafael Costa.

A Dislub destaca ainda a garantia aos seus clientes de uma maior assertividade nos carregamentos rodoviários. Souza Lima explica que “com a integração das soluções criadas com nosso sistema de automação, desvinculamos o fator humano (operadores de terminal) na digitação dos volumes programados pelas distribuidoras, que feito de forma manual, estão mais suscetíveis a erros. Com a ordenação da fila de chegada dos caminhões, por meio da utilização do portal e do totem, conseguimos organizar o acesso dos caminhões ao terminal, além de facilitar a consulta de informações gerenciais através da web”.

Em acordo efetuado com a CUSTOM, os equipamentos em questão foram remetidos em caráter de testes para a OptCode homologar a solução a ser entregue para o cliente. Efetuada a homologação, com os equipamentos atendendo a 100% da necessidade do cliente, a OptCode encomendou a confecção do totem onde os equipamentos seriam acondicionados com um parceiro indicado pela própria CUSTOM. Após a produção do totem e instalação dos equipamentos, foi efetuado o despacho para a primeira filial do grupo a utilizar-se da solução.

A parceria com a CUSTOM abriu um novo leque de possibilidade para a OptCode e apoia nossa missão de levar inovação e soluções completas e eficientes para nossos clientes. Certamente este será apenas o primeiro de muitos projetos que podem surgir como parte de um mercado que ainda tem muito a ser explorado”, afirmam os fundadores da OptCode, Daniel Vaccari e Ricardo Abe.

Para nós da OptCode esse projeto específico teve um sabor diferente, pois normalmente estamos acostumados a entregar soluções sistêmicas para processos já existentes nos clientes. Como a solicitação do cliente era que buscássemos algo que pudesse atendê-lo na necessidade apresentada, termos pesquisado, encontrado, homologado e cuidado para que hardware e software pudessem atender à necessidade do cliente representou uma nova experiência na entrega de soluções. Isso mostra que temos muito mais a oferecer aos nossos clientes, apresentando-lhes cada vez mais soluções que atendam às suas necessidades e que representem verdadeiramente otimização, crescimento e produtividade aos seus negócios”, concluí Rafael Costa.

SOBRE A OPTCODE:

Desenvolvedora de soluções personalizadas de tecnologia, a OptCode atua na criação de ferramentas que proporcionem otimização, crescimento e produtividade para melhores resultados em seus clientes. Com um perfil de trabalho focado na necessidade do cliente, tem foco em agregar inovação e crescimento sustentável para as organizações parceiras. Fundada em 2010 e com uma equipe especializada em inovação e desenvolvimento, a empresa atende clientes de diversos segmentos do mercado e atua em projetos nacionais e internacionais.

www.optcode.com.br

SOBRE O GRUPO DISLUB:

O Grupo Dislub Equador atua no segmento de combustíveis líquidos, sólidos e gasosos no Norte e Nordeste desde 1997. Premiado várias vezes, o que atesta a qualidade do seu serviço, encontra-se entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e é a 6ª maior distribuidora do país, em constante crescimento e busca de maior participação e novos mercados.

www.dislubequador.com.br

SOBRE A CUSTOM BRASIL:

A CUSTOM é uma empresa de soluções de alta tecnologia especializada em diferentes mercados verticais, onde tecnologia, inovação e customização de soluções são os elementos distintivos para o crescimento dos negócios.

Fundada em Parma em 1992 por Carlo Stradi e Alberto Campanini, a CUSTOM usa uma rede selecionada de parceiros tecnológicos para fornecer e planejar soluções projetadas para atender às necessidades do mercado e dos clientes que integram hardware, software e serviço em 360 graus.

Hoje, com suas soluções de impressão e digitalização, o Grupo pode orientar os mercados no processo de digitalização, melhorar a experiência do cliente e deixar uma marca reconhecível em todo o mundo. Com uma abordagem que sempre começa ouvindo o cliente e se forma na busca de tecnologias simples e eficazes voltadas para o homem personalizado, marcou a evolução de diferentes setores.

www.custom.biz