Customização na nuvem

Customização na nuvem

Descubra como a customização na nuvem proporciona mais poder para empresas que precisam de sistemas especiais e personalizados.

A customização na nuvem é uma grande vantagem para empresas que precisam de soluções personalizadas e, da mesma forma, altamente tecnológicas. Além de contarem com o software ideal para sua rotina, elas ainda recebem os benefícios do cloud computing.

Antigamente, os sistemas personalizados eram criados e utilizados de uma forma muito mais burocrática, já que a empresa que comprava o sistema precisava de uma estrutura especial, além de instalação máquina a máquina para ter o software funcionando.

Assim, era necessário ter colaboradores especializados no gerenciamento desse sistema, já que qualquer falha poderia comprometer alguns dias de trabalho da organização. No entanto, atualmente a tecnologia evoluiu e a customização na nuvem é uma grata realidade.

Quer conhecer como a customização na nuvem pode revolucionar o seu negócio? Então, continue lendo para entender.

Redução de custos

A redução de custos é o melhor benefício para o gestor que precisa controlar a saúde financeira da empresa. Nesse ponto, ele pode apostar na customização na nuvem para enxugar os custos com software.

E isso acontece pela premissa do cloud computing. Se antes era preciso um computador físico para atuar como servidor, agora todo o funcionamento ocorre pela internet, o que dispensa o investimento em uma estrutura robusta para o sistema funcionar.

Além disso, o custo de pagar colaboradores para instalar e gerenciar o sistema no dia a dia também é eliminado, já que o software na nuvem está online e sempre disponível, fazendo com que o usuário apenas acesse o sistema quando precisar usá-lo.

Segurança

A segurança também é uma grata realidade para customização na nuvem. Com protocolos cada vez mais robustos, fica cada vez mais difícil possibilitar que pessoas não autorizadas acessem as informações.

E isso, nos dias atuais, é muito importante para qualquer empresa. Com a informação sendo um dos principais ativos da organização, manter os dados seguros na nuvem é uma obrigação para os fornecedores de software.

Então, empresas que customizam soluções de software precisam entender que a segurança é um conceito básico nos sistemas atuais, assunto que era negligenciado no modelo “tradicional” de criar software, onde as brechas de um sistema eram comuns.

Agilidade

A customização na nuvem também proporciona mais agilidade em vários aspectos, desde o acesso, uso e atualização do sistema. Assim, podemos afirmar que o ganho de produtividade no dia a dia é imenso com o uso dos sistemas na nuvem.

No primeiro caso, o acesso independe de uma configuração específica do computador. Então, na maioria dos casos, basta o acesso ao sistema por meio do navegador para utilizá-lo sem maiores restrições.

Já no caso da atualização, a customização na nuvem permite que novas funcionalidades sejam disponibilizadas automaticamente para todos os usuários. Assim, não é preciso realizar nenhuma ação extra para receber novas funcionalidades.

Mobilidade

Pensar nos softwares em nuvem, atualmente, é pensar na mobilidade que eles proporcionam, já que o sistema não está limitado fisicamente na rede da empresa — por meio de um servidor físico — para funcionar.

Desse modo, os usuários não precisam se preocupar em estar no escritório sempre que um trabalho precise ser realizado. E essa mobilidade, para colaboradores que precisam viajar regularmente ou desejam trabalhar remotamente, é um grande diferencial.

Além disso, a customização na nuvem permite que os sistemas estejam presentes em diversos dispositivos. Nesse sentido, desktops, notebooks, smartphones e tablets podem apostar na mobilidade desses softwares no dia a dia, o que auxilia os colaboradores na execução das tarefas.

Praticidade

A customização na nuvem acaba com a necessidade de instalações locais, o que torna muito mais prático o acesso aos sistemas. Desde o primeiro uso até o momento que o sistema evolui, tudo é realizado de modo prático, o que é uma grande vantagem para quem contrata esse tipo de solução.

Desse modo, toda a responsabilidade de armazenamento de dados, gerenciamento e disponibilização das informações é de responsabilidade do fornecedor do sistema. Portanto, o usuário só precisa se preocupar em acessar e utilizar a solução, o que é realmente muito prático no dia a dia.

Disponibilidade

A disponibilidade das informações é a última grande vantagem que vamos listar neste conteúdo. A partir dela, um software customizado na nuvem consegue oferecer o acesso completo dos dados, o que tira a limitação física para utilizar o sistema.

E algumas preocupações também são automaticamente eliminadas nessa modalidade de software. No modelo tradicional, um servidor danificado poderia resultar em dias de prejuízo pela falta de acesso ao sistema.

Já a customização na nuvem acaba com esse tipo de risco, pois as informações estão distribuídas — e seguras — nos servidores baseados na nuvem e gerenciados por grandes empresas, como IBM, Amazon, Microsoft e Google.

Então, riscos de peças quebradas ou danificadas em desastres, por exemplo, são preocupações que os sistemas em nuvem eliminam do dia a dia.

Leia também: A importância dos testes na qualidade das entregas customizadas

Customização na nuvem: pronto para dar o próximo passo?

Agora que você não tem mais dúvidas de que uma solução personalizada é ideal para qualquer tipo de empresa, chegou a hora de apostar em um sistema de alta qualidade para otimizar a rotina da sua organização.

Para isso, a OptCode tem a experiência necessária para criar softwares estrategicamente desenvolvidos para a sua realidade, seja ela qual for. Assim, sua equipe ganha mais tempo para realizar tarefas altamente lucrativas enquanto você otimiza as rotinas básicas e repetitivas.

Quer saber mais como podemos te ajudar? Traga seu desafio para nós e, juntos, poderemos planejar a melhor solução para sua empresa. Entre em contato agora mesmo e fale com nossos especialistas.