Estoque de combustíveis: benefícios e boas práticas para o gerenciamento

gestão de estoque de combustíveis

Confira dicas importantes para estocar combustíveis corretamente, além dos benefícios dessa prática e outras dicas importantes.

O gerenciamento do estoque de combustíveis é uma tarefa complexa, pois envolve uma série de variáveis importantes para o controle do produto. Caso essas variáveis não sejam consideradas, uma série de consequências podem ocorrer.

Desde a redução da lucratividade até prejuízos pela perda do combustível, é essencial que as TRRs apostem nas boas práticas para evitar essas situações. Além disso, manter um estoque de combustível organizado e totalmente funcional resulta em impactos positivos, que falaremos ao longo do conteúdo.

Quer saber como fazer um estoque de combustíveis eficiente e que traz uma série de benefícios para o dia a dia? Então continue lendo o conteúdo especial que preparamos. Boa leitura!

Como fazer estoque de combustíveis

O estoque de combustíveis deve seguir uma série de normas que devem ser conferidas na NR 20 referente ao tema. Todas as diretrizes de segurança e boas práticas estão previstas nela, justamente para que haja padronização entre as TRRs.

No entanto, vamos resumir os principais pontos da NR20, logo abaixo, para que você tenha conhecimento dos requisitos e da responsabilidade que um estoque de combustíveis precisa ter:

  • Tanques de armazenagem de combustível: caso não requeiram nenhum tipo de material especial, os tanques para armazenagem precisam ser construídos em aço ou concreto;
  • Respiradouros de emergência: é obrigatória a utilização de respiradouros de emergência em todos os tanques de armazenagem de combustível, cuja função é fazer o ar circular para evitar acidentes;
  • Dispositivos de pressão interna: outro ponto importante na armazenagem dos combustíveis são os dispositivos preparados para retirar qualquer pressão interna dos tanques, que podem surgir com a variação de temperatura da superfície do tanque.

Distância entre tanques de armazenagem

Independentemente do produto armazenado, a distância mínima estipulada pela norma é de 1 metro entre os tanques. No entanto, existe uma tabela dentro da NR 20 que indica qual é o espaço ideal para manter a segurança durante a armazenagem.

Além disso, além de considerar a distância entre tanques, a TRR também precisa respeitar um distanciamento mínimo das vias públicas. Assim, em caso de emergências, nenhum terceiro é colocado em risco por conta da situação.

Impactos positivos do gerenciamento de estoque de combustíveis

Além da segurança, que é o principal fator, um gerenciamento correto do estoque de combustíveis proporciona impactos positivos para a gestão da TRR. Vamos listar abaixo os principais motivos e consequências positivas dessa prática:

Mais controle sobre o produto

O combustível, quando bem armazenado, não sofre com a volatilidade dentro do tanque de armazenamento pela variação de temperatura. Isso é importante para que o gestor da TRR não venda o produto acima da sua capacidade de estoque, o que pode acontecer nessa situação.

Para esclarecer melhor a situação, se um combustível sofre alteração no volume pela alteração da temperatura, ele tende a apresentar uma quantidade dentro do tanque que, na realidade, não existe. Essa alteração pode levar a um erro na hora da venda: a TRR diz ter dez unidades, enquanto o tanque só contém 5 unidades de combustível, por exemplo.

Portanto, o controle do combustível é essencial para não atrapalhar no processo de venda e logística do produto. E todo bom gestor de TRR precisa estar atento neste ponto.

Mais facilidade na formação de preços

Se o item acima for atendido plenamente, formar preços também não será um problema. Assim, o gestor conseguirá vender e cobrar exatamente pelo combustível que foi negociado — o que refletirá na administração financeira da TRR.

Novamente, seria uma péssima surpresa descobrir que um volume de combustível foi negociado para, na hora da entrega, perceber que a quantidade comprada não está disponível. Além do prejuízo, isso mostra uma desorganização geral da TRR.

Atendimento da legislação e das normas de segurança

Outro benefício inerente ao controle correto do estoque de combustíveis é o atendimento pleno da legislação que, por consequência, vai evitar multas e embargos sobre a TRR. Assim, a empresa poderá operar normalmente e lucrar com a venda dos combustíveis.

Por último, ao seguir o que a norma estipula, a empresa estará atendendo as normas exigentes de segurança, visto que manusear combustíveis é uma tarefa perigosa e que exige cuidados em dobro. Assim, toda a empresa e colaboradores poderão trabalhar com segurança e sem risco à saúde.

Aumente o nível de gerenciamento da sua TRR

Agora que você conheceu os principais pontos de organizar o estoque de combustíveis, é hora de acabar com os processos manuais e ineficientes que muitas empresas praticam ainda hoje.

E, nesse caso, a OptCode pode te ajudar.

O software especializado de TRR da OptCode é a solução ideal para gerenciamento de estoque, controle logístico, emissão de notas e muitas outras tarefas de uma TRR. Se você quer dar mais profissionalismo e, principalmente, evitar prejuízos financeiros na sua organização, nós podemos te ajudar.

A OptCode atua há anos com sistemas especializados para a área de combustível, ajudando as maiores empresas do mercado a organizar sua rotina de organização e manuseio de produtos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Estamos ansiosos para conhecer e resolver seus desafios.