Aplicações mobile: como transformar essa tecnologia em uma ferramenta estratégica para sua empresa

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Descubra como os softwares focados em dispositivos móveis são essenciais para a estratégia de crescimento da sua empresa.

Os smartphones, definitivamente, vieram para ficar e transformar a rotina da humanidade. Com um poder de processamento equivalente aos computadores atuais, estes dispositivos são parte da nossa realidade pessoal e profissional, graças às vantagens que trazem no dia a dia, seja para comunicação ou não.

Segundo dados recentes da FGV, são 234 milhões de smartphones presentes no país. Isso mesmo, o Brasil conta com mais celulares inteligentes do que o total da sua população. Dito isso, as empresas não podem ignorar esse sucesso na hora de apostar nas aplicações mobile dentro da sua estratégia comercial.

Quer saber mais sobre como a tecnologia móvel é uma excelente opção para os resultados da sua empresa? Então, continue lendo o artigo que preparamos sobre o assunto. Boa leitura!

Como as aplicações mobile ajudam as empresas?

Temos duas vertentes de atuação para as aplicações móveis nas empresas: a visão profissional e do usuário final.

No primeiro caso, um aplicativo móvel, por exemplo, permite que gestores e profissionais em cargo de liderança acompanhem os resultados empresariais com facilidade, independentemente de limitações geográficas.

Dessa forma, conseguem ter acesso às informações em tempo real e, a partir disso, podem atuar de forma mais assertiva para corrigir os rumos de uma decisão. Ou seja, se for necessário intervir para otimizar um processo, ou mesmo corrigir falhas, um dispositivo móvel pode ser bem útil nesse sentido.

Assim, as aplicações móveis atuam como verdadeiros parceiros de negócio para empresas que buscam a máxima performance em seu segmento de atuação.

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Vantagens das aplicações mobile para o usuário final

Da mesma forma que ajudam os gestores a alcançarem o mais desempenho possível em sua área de atuação, as aplicações mobile também são importantes para o usuário final. Nesse sentido, são vários os benefícios que os apps podem proporcionar aos clientes da sua marca.

Vamos conhecer os 5 principais benefícios, logo abaixo:

1. Melhora a conexão entre usuário e empresa

O primeiro benefício estratégico de apostar em uma aplicação mobile é a possibilidade de melhorar a conexão entre usuário e empresa. Um aplicativo dedicado estreita essa relação e ajuda o cliente a “depender” mais da sua marca.

E esse pensamento tem um objetivo: uma vez que esteja presente dentro do seu ecossistema, a chance do usuário virar um fã da sua marca aumenta consideravelmente. E logo que esse usuário esteja encantado, poderá recomendar sua marca para terceiros e, assim, trazer novos clientes para a sua base.

Ou seja, mais conexão entre negócio e pessoas possibilita mais engajamento e aumento dos resultados.

2. Aumenta o retorno financeiro para o negócio

Seja pela vantagem do item anterior — trazer novos clientes para base — ou facilitar novas compras dentro da sua própria carteira de clientes, dependendo do ramo que sua empresa atue, uma aplicação móvel tem o poder direto de aumentar o retorno financeiro para a empresa.

E esse benefício é reforçado pela pesquisa recente do site E-commerce Brasil, que divulgou no ano passado que 85% dos brasileiros compram pelo celular. Então, com estes números surpreendentes, é impossível ignorar que os apps geram grande retorno financeiro para a empresa, correto?

São esses números grandiosos, além dos outros benefícios que mostraremos aqui, que sua empresa precisa considerar apostar em aplicativos para smartphones.

3. Proporciona a fidelização de clientes

Outro ponto importante para as empresas apostarem nas aplicações móveis é o processo de fidelização de clientes. E isso é possível pelo estreitamento da comunicação que o smartphone proporciona, justamente por estar sempre próximo do usuário — mesmo nos momentos de lazer.

Assim, com estratégia e planejamento, a empresa que aposta na aplicação mobile como canal de relacionamento e fidelização está muito perto do sucesso. Estratégias de promoções e descontos pelo app, por exemplo, levam à recorrência na compra e, por consequência, fidelização do cliente.

Portanto, um excelente meio para fidelizar clientes está em apostar no encurtamento da relação entre marca e pessoas. Aposte nisso para faturar mais.

4. Facilita o atendimento do público

E para não falar apenas de resultados financeiros, também temos um benefício inerente dos aplicativos móveis que é a facilidade de atendimento ao público. Nesse sentido, os apps podem criar um canal muito mais dinâmico e direto com seus usuários, o que ajuda na resolução de problemas de qualquer tamanho e origem.

Por consequência, além de resolver problemas mais rapidamente, o atendimento ao público também vai aumentar o grau de satisfação na marca. Dessa forma, em um cenário macro, o usuário satisfeito vai se tornar um cliente assíduo e pronto para fazer propaganda da sua empresa sem custo algum.

Ou seja, atendimento acessível e eficaz resulta, também, em uma relação mais saudável com o mercado — e claro, em um destaque perante os concorrentes.

5. Fortalece a percepção da marca

Por último, temos um benefício mais intangível, mas igualmente importante para os dias atuais: o fortalecimento da percepção da marca. Em linhas gerais, isso quer dizer que o aplicativo pode dar uma série de qualidades para a sua empresa a partir da visão do usuário.

Por exemplo: a percepção de confiança para empresas que investem em alta tecnologia é uma consequência real das aplicações mobile. Como milhares de reais são gastos nessa estratégia, o usuário acaba percebendo a dedicação da marca com ele. E essa dedicação contribui para a fidelização do usuário.

Inovação também é um benefício percebido nas marcas que investem em aplicativos. E isso é amplificado se a sua marca for uma das poucas — em seu segmento de atuação — que apostam nas aplicações móveis como estratégia de negócio.

Então, seja de forma direta ou indireta, os apps são uma estratégia muito inteligente para os negócios. Além de fortalecer a marca, como acabamos de ver, eles podem ser ferramentas para diferenciar sua empresa no mercado e, da mesma forma, podem ser grandes aliados na melhora expressiva dos resultados.

Leia também: O papel da tecnologia na eficiência corporativa

É hora de apostar nas aplicações mobile para melhorar resultados!

Agora que você já entendeu os principais benefícios das aplicações mobile para usuários, sejam eles os clientes finais ou os profissionais da empresa, é hora de apostar nessa estratégia para a sua organização.

Nesse sentido, a OptCode é a parceira ideal para a criação de aplicativos de extrema qualidade e alinhados com a sua necessidade de mercado. Com expertise em sistemas customizados, temos a melhor equipe técnica para atender às suas necessidades.

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