Iniciativa Vingadores

Vingadores OptCode

A brincadeira agora ficou séria! Acaba de surgir um movimento de heróis dentro da OptCode que serão responsáveis por prezar pelo bom código livre de falhas dentro dos nossos projetos…

Muitas cabeças sempre vão pensar melhor do que apenas uma. E um time inteiro sempre vai gerar resultados muito melhores do que atuações isoladas. E essa lógica nunca fez tanto sentido por aqui…

Semana passada rolou um bate-papo muito legal na OptCode liderado pelos fundadores Ricardo Abe e Daniel Vaccari sobre melhores práticas, convenções e conceitos de programação. E desse encontro uma nova e importante iniciativa nasceu: a Iniciativa Vingadores.

Criado para solucionar os problemas de atuações sem padrão nos projetos, o movimento tem como principal tarefa criar um documento de boas práticas de acordo com decisões internas e a cada sexta-feira o documento será validado e a uma mesa redonda fará o aceite ou não do documento. “Esse artefato será base para nossas verificações de código, aprendizado dos desenvolvedores e qualidade dos nossos produtos. Cada dev deverá ficar responsável pela evolução do documento por duas semanas, havendo um novo “dono” ao final desse período”, explica o Scrum Master Jair Segura Junior.

Aliás, esse projeto foi batizado como Iniciativa Vingadores com uma lógica: para que todo o bom código tenha a oportunidade de viver em um projeto livre de falhas de modelagens, com uma boa documentação e com convenções democráticas. 

Nesta sexta-feira 13 (sem trocadilhos) rolou a primeira reunião de aceite. E para o Gustavo, primeiro voluntário do projeto, “foi uma ótima oportunidade para todos partilharem suas ideias voltadas para o desenvolvimento e colocar no papel, tornando essa disseminação de conhecimento em novos aprendizados. Com isso, conseguirmos definir padrões para formatação dos códigos desenvolvidos, além de boas práticas de programação que devem ser seguidas pelos desenvolvedores da OptCode”.

Tudo pensando em continuar oferecendo sempre a melhor qualidade para nossos clientes.