Transformando a eficiência OptCode com testes e documentações

Natália Tester

A temporada de caça aos bugs está declarada e sem previsão de término na OptCode com uma iniciativa que está transformando a forma de trabalho na empresa, assim como a padronização de documentações de instalação.

Entregar soluções de qualidade e sem erros é o principal objetivo de qualquer empresa que atue com desenvolvimento de soluções de tecnologia. Mas todas aquelas que vivenciam essa realidade na prática sabem que esse é um desafio e tanto. Só que não é impossível…

Aqui na OptCode essa tem sido uma preocupação cada vez mais constante.

Os testes, juntamente com várias iniciativas de padronização encabeçadas, têm ajudado a entregar funcionalidades que trazem mais valor para quem as utiliza e, com isso, as entregas acabam tendo melhor aceitação e percepção por parte dos clientes. Assim é possível não apenas evitar problemas, mas também abrir portas para novos projetos.

Outro ponto importante que essa iniciativa acrescenta é que, ao auxiliar os desenvolvedores e mostrar de maneira clara o que está funcionando ou não, eles conseguem chegar mais longe, pois ao entenderem o que precisa ser feito ou melhorado é possível buscarem melhores soluções para a questão.

Não podemos ainda nos esquecer que, com essa prática, a equipe evita o retrabalho, muitas vezes antes mesmo de desenvolver, já que troca mais informações de como seria a melhor solução e regras de negócio envolvidas. “Depois fazemos um check antes de concluir a atividade, pois um olhar de fora ajuda a ver coisas por outra perspectiva”, complementa Natália Artero, a tester responsável por essa prática na empresa.

Para o cliente, estamos disponibilizando planos de testes direcionando como fazer e qual o resultado esperado. Aos poucos conseguimos estabelecer uma clareza do que foi feito e para que serve. Com isso, os testes tem sido cada vez mais efetivos.”

Já sobre as documentações de instalações, a Natália explica que ter uma padronização facilitará o processo de criação de ambientes de trabalho, principalmente para novos colaboradores. “Fazer esses documentos tem sido um desafio, mas vejo como uma oportunidade de aprender mais sobre como configurar ambiente de trabalho para desenvolvimento e teste. De quebra, conheço um pouco sobre cada ferramenta e com isso posso ajudar outras pessoas caso tenham dificuldades…”

Para a empresa, essa é uma oportunidade de padronizar processos e ferramentas de modo que todos sigam a mesma lógica e que os resultados se tornem mais saudáveis dentro do trabalho individual e geral. E, claro, gerem um impacto direto em soluções cada vez melhores e assertivas para os clientes.