Inovação disruptiva: 7 transformações tecnológicas na gestão

Inovação desruptiva

Conheça 7 transformações na gestão de empresas geradas pelas inovações disruptivas e como a tecnologia ajuda nesse processo.

Uma inovação disruptiva é aquela que chega para mudar o status quo e, assim, estabelecer um novo padrão em nossa sociedade. E, nesse ponto, as inovações disruptivas na gestão empresarial também causam um ponto de virada na administração de negócios.

Com tecnologias incríveis surgindo a cada dia, é preciso que os gestores se mantenham atualizados e prontos para tomar decisões rápidas. Em alguns casos, a velocidade para mudar um processo pode ser um grande diferencial perante a concorrência.

E essa velocidade em analisar dados e promover mudanças só é possível pela tecnologia que, atualmente, ajuda a alta gestão na tomada de decisões. A inovação disruptiva permite que as empresas cresçam rapidamente e atinjam desempenhos impressionantes.

Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre inovação disruptiva e como as 7 transformações tecnológicas estão ajudando gestores a atingir níveis extraordinários de gerenciamento. Continue lendo até o final para descobrir!

1. Sistemas na nuvem

A computação na nuvem (cloud computing) chegou para ficar e transformar o modo que os sistemas operam. E isso é possível pela inovação disruptiva que essa modalidade de operação trouxe para os softwares no geral.

O fato é que já foi a época onde um sistema precisava ser instalado em cada computador de toda a empresa. Não são necessários mais DVDs ou CDs para instalar um software, graças ao poder da nuvem, onde tudo opera pela internet e permite vantagens incríveis.

Por meio da computação em nuvem é possível interligar sistemas através da internet. Isso possibilita que os sistemas sejam acessados de qualquer lugar e dispositivo, criando uma flexibilidade de gestão nunca vista antes. Por isso, adotar a nuvem no sistema de gestão da empresa é uma grande inovação disruptiva para os negócios.

2. Dados em tempo real

Com os sistemas em nuvem sendo acessados a qualquer hora e de qualquer local, também temos a possibilidade de acompanhar os dados em tempo real, o que ajuda em uma tomada de decisão mais assertiva e baseada em números.

Aqui, os gestores podem analisar cenários futuros, entender dados do passado e deixar boa parte do achismo de lado. E isso só é possível nos dias atuais pela inovação disruptiva que a tecnologia trouxe para empresas, oferecendo meios de armazenar e recuperar informações rapidamente.

Então, dependendo do ramo de atuação da sua empresa, o acesso aos dados em tempo real pode fazer uma imensa diferença frente aos competidores. E se isso for uma realidade para você, aposte nessa solução para a sua gestão.

3. Big Data

O acesso aos dados é importante e, dependendo do negócio, a capacidade de guardar um alto volume de informações é essencial. Por isso, o big data surge como uma inovação disruptiva na gestão, por proporcionar uma análise profunda de muita informação em tempo recorde.

E dependendo do tamanho da empresa, ter o acesso massivo aos dados é o que possibilita uma gestão diferenciada, já que as informações que podem ser garimpadas e usadas a favor do negócio podem ser diferenciais importantes.

Portanto, o big data surgiu como uma inovação disruptiva e vem se mostrando, a cada dia, um importante aliado para os gestores, que têm um volume imenso de dados para tomar decisões e, assim, afetar o desempenho empresarial positivamente.

4. Data Science

O data science também surgiu como um conjunto de técnicas para análise de dados altamente inovador e disruptivo. Com tantos dados para trabalhar, como falamos anteriormente, é necessário saber quando e como usar essas informações corretamente.

Então, com uma visão computacional, matemática, estatística e voltada ao negócio, os cientistas de dados podem entender melhor um conjunto gigantesco de dados ou utilizar as informações para “prever” um cenário futuro.

Com o uso de algoritmos de machine learning, por exemplo, é possível criar modelos matemáticos financeiros, logísticos e da cadeia de produção, entre outras possibilidades. Dessa forma os gestores podem tomar decisões melhores com base em análises extremamente confiáveis geradas a partir de dados reais.

5. Internet das coisas

A internet das coisas também bem ajudando gestores na tomada de decisões, sempre com muita tecnologia e praticidade. Por meio de dispositivos conectados, é possível acompanhar uma linha de produção, por exemplo, para entender em tempo real como anda a montagem de um produto.

Além disso, sensores podem ser usados em veículos para se conectarem com sistemas e, dessa forma, atualizarem em tempo real o caminho que estão percorrendo. Nesse caso, para processos logísticos, é possível recomendar novas rotas, mais rápidas e seguras, por exemplo.

E diversos outros usos podem acontecer com o IoT se considerarmos a abordagem gerencial. Com sistemas personalizados, gestores conseguem acompanhar e interferir em processos de forma simples, como nunca visto na história da humanidade. E tudo isso só é possível graças à inovação disruptiva da tecnologia na gestão.

6. Mobile

Do ponto de vista gerencial, o mobile também atua como uma inovação disruptiva, pois proporciona uma série de benefícios aos gestores de empresas. Atualmente, por meio do celular, é possível acessar sistemas, fazer a comunicação com colaboradores e acompanhar os resultados, por exemplo.

Assim, a gestão empresarial tem se tornado cada vez mais dinâmica, já que as informações chegam a toda hora e podem ser acompanhadas onde e quando for necessário. Isso possibilita que líderes atuem cirurgicamente na resolução de problemas e criem soluções práticas da tela de um celular.

E mesmo fisicamente longe da empresa, o mobile também continua a operar muito bem, graças à internet veloz proporcionada por tecnologias como o 4G, por exemplo. Então, nesse sentido, entendemos que o mobile é uma inovação disruptiva na gestão empresarial para qualquer tipo de organização.

7. Softwares personalizados

Ao longo desse conteúdo falamos de tecnologias que trouxeram a inovação disruptiva para o meio empresarial, proporcionando que gestores tenham mais capacidade de tomar boas decisões na administração do negócio.

No entanto, boa parte dessa possibilidade só acontece pelos softwares personalizados que atendem demandas cada vez mais específicas e, dessa forma, ajudem empresas a atingir metas e objetivos cada vez mais ousados.

Com o uso de tecnologia de ponta, os sistemas personalizados atendem a necessidade de acompanhamento e controle gerencial, o que reflete em um ótimo investimento para empresas altamente competitivas. Desse modo, a inovação disruptiva causada por essa categoria de software deve ser considerada.

E se você precisa da mais alta tecnologia em seu negócio, fazendo uso extensivo das melhores soluções personalizadas na empresa, a Optcode pode te ajudar. Somos especialistas em suprir necessidades especiais, criando o software ideal para sua rotina.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo.