Software customizado pode ser uma boa opção?

Software customizado pode ser uma boa opção?

Entenda como o software customizado é uma boa escolha para sua empresa, e em quais situações você deve optar por ele.

Software customizado ou proprietário, você sabe qual é o melhor para sua empresa? Apesar de ser uma questão de escolha, existem algumas dicas que podem te fazer optar por sistemas customizados, feitos exatamente para o seu negócio.

Os sistemas “prontos” são conhecidos pela maioria das pessoas: softwares padrão e focados em um segmento, onde a empresa que contrata precisa se adaptar às funcionalidades estabelecidas.

O máximo que acontece, nesse caso, é uma adaptação de alguns módulos, mas o essencial já foi pensado pela fabricante, o que pode ser bem complexo para empresas que precisam de algo mais adaptado.

Por isso, trouxemos alguns benefícios de considerar um software customizado para sua empresa. Confira nossa avaliação ao escolher esse tipo de sistema.

Adaptação aos processos

O primeiro grande motivo para escolher um software customizado é a necessidade de adequação a processos específicos da companhia. Se essa é a realidade da sua empresa, então é importante considerar um sistema personalizado e pronto para te atender.

Na prática, os softwares customizados são criados nos moldes que um processo pede, atuando para resolver um ou mais problemas específicos. Isso permite mais produtividade e economia no dia a dia, já que não é preciso contratar um sistema grande para resolver apenas uma ou poucas questões de negócio.

Ainda, os softwares customizados podem ser integrados com soluções proprietárias de mercado, o que torna esse tipo de produto extremamente versátil e vantajoso para qualquer empresa.

Redução de custos empresariais

Os sistemas personalizados, normalmente, são infinitamente mais acessíveis financeiramente do que as soluções prontas encontradas no mercado. E isso acontece pelo escopo do projeto que, normalmente, é mais simples e pontual.

Assim, empresas que optam por softwares personalizados estão contratando uma solução específica para um determinado problema. Nesse sentido, nada de contratar um grande sistema para resolver uma parte das necessidades do dia a dia — e deixar a maioria das funcionalidades sem uso.

Investimento inicial acessível

Para empresas que estão começando a sua transformação digital, um software customizado pode ser a solução dos problemas tecnológicos por um grande período. Então, começar investindo pouco em ferramentas que trazem benefícios para a rotina pode ser uma saída inteligente na questão financeira.

Mas o que acontece quando a empresa cresce e o sistema precisa de mais funcionalidades? Simples: essas necessidades são desenvolvidas sob demanda, totalmente adequadas para a nova situação empresarial. Falaremos mais no tópico abaixo.

Possibilidade de escala

A escalabilidade de um sistema personalizado é uma grande vantagem no dia a dia. Nesse ponto, conforme a empresa cresce e os processos ficam mais complexos, o software customizado também tem condições de acompanhar esse movimento, adaptando-se totalmente à nova realidade.

Dessa maneira, um sistema concebido com qualidade e as melhores práticas de mercado não terá problema algum para se tornar maior. Assim, a sua empresa não precisará passar pela dor de cabeça de migrar dados e implantar um novo sistema do zero.

Portanto, mais um ponto para os softwares customizados nesse quesito.

Aumento da produtividade

Mais uma vantagem dos sistemas feitos sob medida é o ganho claro de produtividade que eles proporcionam. Como são criados para atender processos específicos, é possível adequar suas funcionalidades para atingir a maior agilidade possível.

Assim, os colaboradores podem ser treinados para operarem softwares realmente simples, mas extremamente eficientes, o que resulta em uma produtividade acima do normal. E, nesse caso, a empresa tem muito a ganhar ao evitar o desperdício de tempo.

Além disso, com mais tempo disponível, outras tarefas extremamente estratégicas podem ser realizadas. Ou seja, as tarefas corriqueiras e manuais podem ser automatizadas pelo sistema, enquanto os colaboradores usam suas maiores qualidades para fazer a empresa evoluir.

Quando um software customizado não é uma boa opção?

Apesar dos sistemas personalizados serem excelentes para uma série de tarefas, em alguns casos é importante contar com soluções de mercado, que muitas vezes são acessíveis e mais práticas.

Algumas ferramentas SaaS, por exemplo, custam poucos reais por mês e atendem plenamente o uso empresarial. Armazenamento em nuvem, por exemplo, é uma solução de mercado que vale a pena contratar, dispensando toda a jornada que seria criar uma solução personalizada desse tipo.

Então, dependendo do uso, é essencial considerar se soluções proprietárias não podem resolver o problema de forma mais simples. Caso contrário, quando o objetivo é resolver problemas pontuais, um software customizado é sempre recomendado e útil.

Leia também: A importância dos testes na qualidade das entregas customizadas

Está precisando de software customizado? Nós podemos ajudar

A Optcode é uma empresa especialista em criar software customizado para as mais diversas necessidades, sempre atendendo aos processos dos clientes com eficiência, qualidade e agilidade.

Dessa maneira, conseguimos criar ferramentas que fazem a diferença no dia a dia dos clientes, sempre utilizando o melhor da tecnologia e das boas práticas de mercado para entregar soluções que funcionam. E o melhor? Dentro do prazo estimado.

Assim, sua empresa terá o software customizado ideal e poderá desfrutar de todas as vantagens que essa modalidade oferece. Quer saber mais? Entre em contato conosco e traga seu desafio de personalização. Teremos o prazer em atendê-lo.