Como a alocação de especialistas de TI ajuda no crescimento empresarial? Descubra!

especialistas de TI

Conheça as vantagens da alocação de especialistas de TI, no modelo de células, para empresas que precisam de mais agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de soluções customizadas.

A alocação de profissionais de TI em empresas é uma estratégia interessante para aplicar na rotina da organização. Principalmente no desenvolvimento de sistemas customizados, esse profissional alocado trará uma série de vantagens — que abordaremos ao longo do conteúdo.

Então, se você quer conhecer os benefícios de uma parceria para alocação de especialistas de TI, não deixe de conferir o artigo abaixo. Boa leitura!

Redução na folha de pagamento fixa

Quando falamos da saúde financeira da empresa, os profissionais alocados trazem o primeiro benefício que precisamos citar. Justamente por não necessitarem uma contratação direta, bem como todas as burocracias que envolvem o processo, também é possível reduzir a folha de pagamento empresarial.

Assim, sua empresa não precisará se preocupar em inserir mais um funcionário na folha de pagamentos. Por consequência, nada de se preocupar com o pagamento de férias, 13.º salário e impostos decorrentes da contratação formal.

No entanto, ainda é importante conhecer a situação desse colaborador alocado, não permitindo que a empresa fornecedora da mão de obra não cumpra com suas obrigações trabalhistas.

Reduz o desgaste do processo de contratação

Processos seletivos podem ser realmente complicados, principalmente quando falamos de especialistas de TI. Definir as competências, escolher os canais de contratação, anunciar a vaga e escolher os candidatos pode ser realmente exaustivo para organizações mais enxutas.

Além disso, a pressão por escolher o candidato “ideal” também é presente nos processos seletivos. Após essa fase, ainda temos todo o treinamento e adaptação do colaborador, o que pode — literalmente — levar alguns meses para acontecer.

Desse modo, apostar em um colaborador alocado é uma saída inteligente para evitar a burocracia e energia gastos durante uma contratação. Como o colaborador alocado já vem pronto, conforme os requisitos da vaga, várias etapas de adaptação são evitadas nesse modelo.

Otimiza o tempo de treinamento e adaptação

Conforme falamos brevemente no passo anterior, um processo de treinamento e adaptação pode levar meses para ser finalizado. Além dessa demora, há sempre o risco do profissional contratado não se adaptar à rotina empresarial e, assim, ser desligado nos primeiros meses.

Na contramão disso, temos o profissional de TI alocado, que já vem muito mais preparado para assumir responsabilidades na empresa. Assim, seu treinamento e adaptação são acelerados e, no caso de uma eventual troca, outro profissional com um perfil semelhante — e igualmente preparado — pode assumir a função.

Então, se você precisa pular algumas etapas no processo de treinamento e adaptação, é uma excelente ideia contar com especialistas alocados — e já preparados para o trabalho duro — na sua rotina empresarial.

Possibilita a atuação em vários projetos diferentes

O último, e excelente, motivo para apostar em um profissional alocado é a flexibilidade que ele proporciona para o dia a dia da empresa. Como esse colaborador não é contratado para uma área específica, ele pode atuar em projetos paralelos, conforme a necessidade da organização.

Além disso, os especialistas de TI, normalmente, já possuem um conjunto de habilidades técnicas mais amplo, o que vai potencializar essa flexibilidade para permitir que ele atue em diversos problemas. Então, onde houver necessidade, o profissional poderá atuar sem qualquer tipo de “amarras” com um departamento ou setor.

Com essas características, é possível que sua empresa aposte ainda mais nas soluções personalizadas e desenvolvidas de forma pontual. Dessa forma, extrair o máximo desempenho entre as áreas vai ser uma tarefa mais simples no dia a dia.

Leia também: O perfil do desenvolvedor ideal

Deixe a OptCode te ajudar nesse assunto

Como vimos ao longo do conteúdo, os especialistas de TI alocados trazem vários benefícios para a rotina empresarial. Seja pela redução na folha de pagamento ou desgaste no processo de contratação, além da otimização do tempo de treinamento e flexibilidade de atuação, esse tipo de parceria é uma saída inteligente para desenvolver sistemas personalizados.

Portanto, é possível apostar nesse modelo de trabalho, que chamamos de células de especialistas de TI, para dar mais agilidade e eficiência no desenvolvimento de softwares personalizados e adequados para os processos da sua organização.

Nesse sentido, a OptCode pode te ajudar bastante. A nossa expertise em sistemas customizados possibilita o fornecimento de mão de obra altamente especializada e preparada para tirar suas necessidades de software do papel.

Para isso, temos os melhores profissionais, com experiência em várias áreas de atuação, para te ajudar no desenvolvimento de um ou mais projetos. Ou seja, independentemente da necessidade, nossos colaboradores podem atuar de forma alocada para planejar e criar os melhores softwares.

Portanto, se você está interessado em aplicar essa estratégia na sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco.

Gostou do conteúdo? Então leia também: O papel da tecnologia na eficiência corporativa