Relatório Gerencial de resultados: a importância dos dados para a tomada de decisão

relatorio-gerencial

Descubra o impacto dos relatórios gerenciais de resultados para a tomada de decisões mais eficientes dentro de uma empresa de alta competitividade.

Segundo pesquisa do IDC, é estimado que, em 2023, 103 zettabytes de dados serão gerados. Com o mundo trabalhando em cima de um volume de informação tão grande, é essencial que as empresas consigam gerar relatórios gerenciais de resultados que contribuam com a tomada de decisões.

Assim, com informações em tempo real, os gestores das corporações, sejam grandes empresas ou startups, podem tomar decisões mais assertivas e que impactem diretamente o rumo dos negócios. E os dados têm capacidade de ajudar nisso.

No entanto, só o volume de dados não é suficiente para dar os insights necessários para a tomada de decisão. É preciso saber para onde olhar, visto que navegar em um mar de números e textos pode ser bem perigoso.

É por esse motivo que decidimos abordar como os relatórios gerenciais de resultados precisam ser gerados de forma personalizada nas empresas. Cada vez mais, o poder dos softwares customizados é essencial para essa tarefa complexa.

Quer saber mais? Continue lendo até o final!

Controlando os dados com eficiência e segurança

Ter controle sobre os dados não é apenas uma questão de segurança. Além de, claro, proteger as informações contidas no sistema, é preciso saber onde e como aplicar a análise de dados para ter vantagem dentro da empresa.

Nesse sentido, controlar dados diz respeito sobre enxergar claramente as informações que importam no dia a dia. Apesar do Big Data ser uma grande vantagem competitiva, só criar bancos de dados gigantescos não destaca uma empresa em seu segmento.

Portanto, uma organização que deseja tirar vantagem dos dados precisa ter controle sobre eles. Saber para onde olhar é o verdadeiro trunfo em um mercado cada vez mais tecnológico, competitivo e globalizado.

Leia também: Data Science: por que sua empresa precisa ficar de olho nessa tendência

Navegando corretamente sobre o mar de informações

Uma vez que o controle é atingido, a empresa que deseja criar relatórios gerenciais de resultados eficientes precisa saber navegar nas informações. O primeiro passo — o controle — vai dar a direção sobre como e quais dados precisam ser armazenados para consulta posterior.

Agora, é hora de transformar números e textos em insights reais, que “conversem” com os gestores e tragam informações preciosas para os objetivos da empresa. Nesse aspecto, é comum que muitas organizações armazenem dados corretamente, mas se percam na hora de analisá-los. Portanto, é essencial não cair nessa armadilha.

Para que isso não aconteça, existem três passos primordiais:

  1. Garantir que os dados sejam armazenados;
  2. Garantir que os dados ÚTEIS para a empresa sejam armazenados;
  3. Garantir que um relatório gerencial de resultados possa ser gerado conforme a necessidade dos tomadores de decisão.

Analisando os passos acima, vemos que é importante saber o que deve ser armazenado dentro de um banco de dados. Uma vez que isso tenha sido bem definido, é hora de se preocupar como os dados serão recuperados do sistema.

E é aí que entram as soluções personalizadas na criação de relatórios gerenciais de resultados realmente eficientes e úteis para a organização.

Ampliando a visão além dos softwares padronizados

No mundo do software existem muitas soluções prontas realmente excelentes. Sistemas robustos com poderes de integrar setores, aumentar a produtividade e oferecer uma experiência de trabalho única.

No entanto, essas soluções “de prateleira” falham em atender necessidades especiais das empresas. Gerar um relatório gerencial de resultados personalizado, por exemplo, pode ser uma grande dor de cabeça aos gestores, caso esse precise de mais profundidade para análise.

Apesar das promessas dos fabricantes de grandes sistemas, após a implantação o sonho pode se transformar em pesadelo. Conseguir recuperar dados específicos e importantes para o planejamento empresarial pode ser uma tarefa bem desafiadora.

E isso acontece pela grande maioria do mercado — ainda — não estar dando o devido valor ao poder dos dados. Então, o que é disponibilizado segue a demanda do mercado.

Desse modo, gestores que já entenderam que um relatório gerencial de resultados é um grande auxiliar na tomada de decisão acabam ficando presos às limitações que os grandes sistemas comerciais oferecem.

E qual é a solução para esse problema? Apostar em sistemas criados sob medida.

Gerando relatórios gerenciais de resultados com eficiência

Quando um sistema é construído sob medida, ele possibilita que as rotinas empresariais sejam totalmente adaptadas à realidade da organização. Assim, além da maior eficiência corporativa, esses softwares proporcionam mais liberdade de uso no dia a dia.

E no caso da análise dos dados, a criação de relatórios gerenciais de resultados totalmente customizados também é uma grata realidade. Cada informação importante pode ser recuperada do banco de dados para virar uma fonte de insights aos gestores.

Com os dados em mãos, os gestores podem criar planejamentos melhores e, da mesma forma, garantir que a execução seja realizada com maestria. Afinal, uma estratégia mais refinada depende que a prática também entregue com qualidade superior.

E é essa combinação de estratégias refinadas e execuções magistrais que fazem com que a empresa se destaque no mercado, conquiste mais clientes e faça os resultados decolarem. Mas isso só é possível pelo correto armazenamento e processamento dos dados.

Precisa de mais poder na manipulação dos dados e criação de relatórios?

Como vimos, não adianta ter todos os dados do mundo para análise se não for possível analisá-los corretamente. O armazenamento é um passo importante, mas é a capacidade de eliminar ruídos que mostra o verdadeiro poder das informações.

Sendo assim, se você está buscando melhorar a sua capacidade de transformar dados em resultados, a OptCode pode te ajudar nessa tarefa. Com soluções customizadas para a sua rotina empresarial, você poderá ter os relatórios gerenciais de resultados como grandes auxiliares do seu desempenho elevado.

Além disso, os softwares da OptCode atendem os maiores requisitos de qualidade, sempre respeitando as melhores práticas do mercado de desenvolvimento. Quer saber mais como podemos ajudá-lo? Solicite um contato personalizado com nosso time de especialistas.